Baseando-me no fato de que temos visto a influência da tecnologia e da globalização no cotidiano dos diversos âmbitos da educação, criei este blog para que possamos dialogar. Peço que comentem abaixo das postagens. Pretendo criar fóruns também, para que possamos interagir. Peço que se atenham a assuntos do curso! Até! Vanessa- Aluna do Curso de Pedagogia - 100% WEB Anhanguera - 2015
terça-feira, 28 de abril de 2015
TEORIA OU CONCEPÇÃO HISTÓRICO SOCIAL - Filosofia - Conceito e exemplos
Iniciou com Rousseau, passou por Hegel, Marx até os dias de hoje.
Romantismo Alemão.
Objetivo dos filósofos do Romantismo Alemão:
- romper com a modernidade
-duvidam da racionalidade pura
-valorizam os aspectos irracionais
-filósofos da tempestade e do ímpeto
Primazia do sentimento sobre a razão.
Sonhos, emoções, fazem parte da realidade, do
ser humano.
A razão é uma parte da humanidade. Mas existem
os sentimentos.
Não é possível ter felicidade plena na vida.
O universo se transforma e traz pra gente
alguns momentos de caos.
Deve se colocar o homem em seu devido lugar.
Aceitação da transitoriedade e desigualdade.
Solução: ARTE
Os nossos planos podem ser frustrados.
Rousseau: influenciou o Iluminismo – Revolução Francesa
(ABUSOS DA NOBREZA SOBRE O RESTANTE DA POPULAÇÃO) – Rousseau questionava isso.
Também influencia O ROMANTISMO.
“O homem nasce bom, a sociedade o corrompe.”
“O homem nasce livre, mas por toda parte se
encontra acorrentado.”
Inspiração de sociedade ideal: Roma na
antiguidade
- lugar onde as pessoas possam pensar no bem
comum, deixar de lado o sentimento de indivíduo.
- todos com os mesmos direitos e com segurança
e bem estar.
Frase de Rousseau: É papel da educação formar a
vontade geral no indivíduo transformando-o em cidadão.”
Hegel: (século XIX) – foco: filosofia tem a intenção
de entender o ser.
O mais interessante é focar na fenomenologia do
espírito. Como conseguimos observar as coisas?
Consciência sensível (EXPERIÊNCIAS COM OS
OBJETOS – interpretação das coisas – consciência)
Consciência infeliz (chega um momento que temos
tanta auto consciência que acabamos nos tornando um espectador – Nós damos
sentido a tudo ao nosso redor – estamos sozinhos – solidão) (nada mais tem
sentido a não ser a gente mesmo)
Consciência em si para si – Auto consciência
elevada – reconhecemos os outros e a nós mesmos mas não só pensando, mas agindo.
Transformar o mundo.
MARX: Visão
científica da sociedade. Interpreta a sociedade não pelas ideias mas pela
matéria, pela economia. Para estudar o ser humano e a sociedade é preciso
partir da análise do que os indivíduos fazem, do modo pelo qual produzem os
bens materiais necessários À vida. Só então será possível compreender como eles
pensam e como são.
TEORIA OU CONCEPÇÃO NATURALISTA - Filosofia - Conceito e Exemplos
TEORIA NATURALISTA
Ênfase no conceito de humanidade.
Século XVII- o século dos métodos.
Ideia mecanicista de Descartes.
Forma segura de chegar ao conhecimento, através
de métodos.
Tudo deve ser colocado em dúvida.
Argumento do sonho: Será que estamos sonhando
ou acordados?
SOLIPCISMO – É muito difícil conhecer a nós
mesmos, mas o restante é praticamente impossível.
“Penso, logo existo.”
Ele entendia que o pensamento que nos leva a
conhecer.
AS IDÉIAS NOS APARECEM DE Três FORMAS:
Ideias inatas – as que já vem conosco.
Ideias adventícias – ideias que nos chegam.
Ideias imaginativas
Ele pensava em tudo sobre o Princípio da
Correspondência:
O que garante o Princípio da Correspondência é
a ideia de Deus.
Se conseguimos pensar, a coisa existe.
Descartes com seu racionalismo deu uma nova
concepção da relação de corpo e espirito, com uma ideia mecanicista típico da
época, com a ideia de homem-máquina, “saber é poder” de Bacon mostra bem o
espirito da época, o corpo como submetida a leis da natureza, a tendência
naturalista foi reforçada por Comte, ao considerar a ciência como único
conhecimento possível. No Brasil foi implantado pela a ditatura o modelo
tecnicista imposto pelos norte-americanos, tentando adequar às ciências humanas
ao método das ciências da natureza.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/antropologia-filosofica/86037/#ixzz3YewBcE9Z
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TEORIA OU CONCEPÇÃO ESSENCIALISTA - FILOSOFIA - Conceito e exemplos
Separei alguns filósofos essencialistas só pra que a gente consiga entender o que é a teoria essencialista baseando-nos nos exemplos, ok?
Na
história da educação, sempre houveram muitas discussões a respeito do objetivo
da educação, ou seja, da concepção da educação.
PARA
QUE ESTAMOS ENSINANDO? Esse é um motivo de muita discussão ao longo da
história.
Vamos
ver algumas dessas teorias abaixo:
TEORIA ESSENCIALISTA
Essa
teoria é voltada para a essência do homem.
Para
os essencialistas, a educação deveria atingir um modelo.
Não
havia um projeto específico para a educação, mas tudo seria mais voltado para o
ato de filosofar mesmo sobre a essência do homem.
Então,
a teoria essencialista não tem a preocupação de elaborar uma sistemática para a
educação com projetos, teorias, e admitindo a diversidade.
Exemplos:
OS SOFISTAS
Os sofistas não utilizavam muito o termo filósofo. Sua relação
com o saber não era de paixão, mas de utilidade. Seu grande objetivo era fazer
com que os outros concordassem com seus argumentos.
Os sofistas não acreditavam num conhecimento absoluto e davam
mais importância à opinião (que era chamada de “doxa”) e não à verdade
(alétheia), que sempre foi “buscada” pelos filósofos.
SÓCRATES E A MAIÊUTICA
Para Sócrates, a maiêutica era um método para chegar ao
conhecimento. Ele tinha um método de diálogo para levar o seu interlocutor
(pessoas com quem estava debatendo) a perceber por si só sua ignorância sobre
os assuntos tratados. Por meio da ironia, fazendo perguntas e respondendo às
perguntas com outras perguntas, levava o interlocutor a cair em contradição,
Sócrates o conduzia a confessar a própria ignorância. Uma vez confessada a
ignorância, o interlocutor estaria disposto a percorrer o caminho da verdade.
PARA SÓCRATES, O CONHECIMENTO ESTÁ DENTRO DE CADA PESSOA. Todos teriam
as ideias NA SUA ESSÊNCIA, no mundo das ideias. Portanto, bastaria fazer um
esforço para RECORDAR.
PLATÃO E A REMINISCÊNCIA
ARISTÓTELES
THOMAS DE AQUINO
Thomas de Aquino entendia que educação servia
para educar o indivíduo na fé e para a vida após a morte.
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA - RESUMO
A antropologia filosófica tenta entender o ser humano como um todo, entender cada elemento do ser humano.
Os filósofos
antigos (Platão e Aristóteles) consideram inquestionável que o ser humano
possui uma essência que o distingue dos demais seres.
Para Platão, a alma é
a essência do ser humano: imortal e divina habita o corpo perecível.
A alma racional guia
as outras duas almas, a da coragem e a alma dos apetites. Sem a alma racional,
não passaríamos de animais.
Para ele, a mais
elevada capacidade da alma é contemplar o belo e o bem em si mesmos, assim alcançar
a verdadeira virtude pelo contato com a verdade.
O corpo é mortal,
tem formas mutáveis, não tem inteligência, e se decompõe. Quando a alma se
separa do corpo com a morte, ela migra para o lugar de onde veio e se liberta
do corpo.
Já para Aristóteles,
a essência que distingue o ser humano dos outros animais é a racionalidade.
Todo ser é individual, é uma substância, algo que permanece mesmo com as
mudanças. Em toda substância, há matéria e forma, potência e ato.
Pela forma os seres
distinguem uns dos outros; eles subsistem ou existem em uma matéria (o corpo
humano, a madeira, o ferro, o barro); há um produtor da forma, que age na
matéria.
Para ele, todo ser
se destina a uma finalidade, sua causa final é o bem, sua plena realização.
Já para a filosofia
contemporânea, o que é comum a todos os homens é sua existência que é
particular, no tempo, espaço e vida de cada um, pertence apenas àquela pessoa. Então
o laço que uniria o homem hoje em dia seria A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Mas
isso é muito discutido, pois não existe uma padronização. Porque o que é digno
pra um pode não ser digno para o outro.
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