terça-feira, 28 de abril de 2015

TEORIA OU CONCEPÇÃO ESSENCIALISTA - FILOSOFIA - Conceito e exemplos

Separei alguns filósofos essencialistas só pra que a gente consiga entender o que é a teoria essencialista baseando-nos nos exemplos, ok?

Na história da educação, sempre houveram muitas discussões a respeito do objetivo da educação, ou seja, da concepção da educação.
PARA QUE ESTAMOS ENSINANDO? Esse é um motivo de muita discussão ao longo da história.
Vamos ver algumas dessas teorias abaixo:

TEORIA ESSENCIALISTA
Essa teoria é voltada para a essência do homem.
Para os essencialistas, a educação deveria atingir um modelo.
Não havia um projeto específico para a educação, mas tudo seria mais voltado para o ato de filosofar mesmo sobre a essência do homem.
Então, a teoria essencialista não tem a preocupação de elaborar uma sistemática para a educação com projetos, teorias, e admitindo a diversidade.

Exemplos:

OS SOFISTAS





Os sofistas não utilizavam muito o termo filósofo. Sua relação com o saber não era de paixão, mas de utilidade. Seu grande objetivo era fazer com que os outros concordassem com seus argumentos.
Os sofistas não acreditavam num conhecimento absoluto e davam mais importância à opinião (que era chamada de “doxa”) e não à verdade (alétheia), que sempre foi “buscada” pelos filósofos.


  
SÓCRATES E A MAIÊUTICA

Para Sócrates, a maiêutica era um método para chegar ao conhecimento. Ele tinha um método de diálogo para levar o seu interlocutor (pessoas com quem estava debatendo) a perceber por si só sua ignorância sobre os assuntos tratados. Por meio da ironia, fazendo perguntas e respondendo às perguntas com outras perguntas, levava o interlocutor a cair em contradição, Sócrates o conduzia a confessar a própria ignorância. Uma vez confessada a ignorância, o interlocutor estaria disposto a percorrer o caminho da verdade.
PARA SÓCRATES, O CONHECIMENTO ESTÁ DENTRO DE CADA PESSOA. Todos teriam as ideias NA SUA ESSÊNCIA, no mundo das ideias. Portanto, bastaria fazer um esforço para RECORDAR.

PLATÃO E A REMINISCÊNCIA









ARISTÓTELES



THOMAS DE AQUINO

Thomas de Aquino entendia que educação servia para educar o indivíduo na fé e para a vida após a morte.


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